Campos do Jordão – Atrações Turísticas

Publicado: agosto 10, 2010 por Bruno Freitas em Por ai
Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Por ai

Roteiro de Viagem HSF

Olá pessoal, hoje continuaremos nosso Roteiro de Viagem HSF em Campos do Jordão. Vocês já sabem como chegar, onde se hospedar e onde comer, mas a cidade é bem mais que isso!  Se você perdeu o primeiro post, clique aqui.

Atrações Turísticas

Opções de entretenimento não faltam e todas elas rendem boas risadas e fotos. Por falar em fotos, eu vou facilitar a vida de vocês, futuros visitantes, vou marcar os lugares que costumar ser cenário das melhores fotos, prepare sua câmera, tire suas fotografias e se ficar feia pode tirar mais uma.

Antes de falar da vida noturna e dos chocoaltes jordanenses, vamos conhecer um pouco do que podemos fazer por lá durante o dia.

O Portal

Não há como chegar em Campos do Jordão e não sentir vontade de tirar uma foto no portal que hoje funciona como Centro de Informações Turísticas. Você pode parar ali, tirar suas fotos e ainda ficar por dentro do que acontece na cidade.

CâmeraVocê terá que que se afastar bastante do portal para consegui encaixá-lo na foto. Se sua câmera tira fotos em formato wide, esta é uma ótima oportunidade para usar este recurso. Cuidado com os carros! Não seja atropelado logo no começo do passeio.

MarinaA namorada comenta: Então, eu ainda tô esperando parar lá pra tirar a tal foto!

Parque do Capivari e Morro do Elefante

Teleférico

O teleférico

Localizado no centro do “fervo” de Campos do Jordão, o Parque do Capivari reúne diversas lojas de malhas, artesanato e bugigangas. Além disso, fica ali a estação final da Estrada de Ferro Campos do Jordão, onde você pode passear de trem, bondinho e até em uma Maria Fumaça (veja o próximo tópico para mais informações).

No Parque do Capivari você também encontra o mais antigo teleférico do país, que liga o parque ao Morro do Elefante, o passeio é feito em cadeirinhas individuais e dura cerca de 5 minutos. Os bilhetes do teleférico dão direito a ida e volta e custam R$ 15,00.

CâmeraNo alto do Morro do Elefante há um mirante onde é possível tirar boas fotos com a cidade ao fundo. Você pode se arriscar a tirar fotos no teleférico, mas não se esqueça de prender bem sua câmera à mão porque ele pode chacoalhar um pouco.

MarinaA namorada comenta: Ali pertinho tem uma loja só de meias que é uma loucura *-* E o passeio no teleférico é uma delícia, a vista lá de cima do morro é linda. Mais legal ainda é ver o namorado que morre de medo de altura, ficar fazendo caretas no teleférico. =D

Bruno FreitasDireito de resposta: Eu não morro de medo de altura(ok, talvez eu tenha um pouco!), eu só não gosto de coisas que não tenham um Plano B, caso o cabo de aço arrebente! Tudo bem, eu tenho medo! Tá feliz? =P

Bondinho, Maria Fumaça e Trem

Bondinho

O Bondinho

Campos do Jordão mantém em funcionamento, uma de suas primeiras formas de acesso. Se você nunca andou de trem, bonde ou qualquer coisa parecida, esta é uma ótima oportunidade para isso. São várias opções de passeio. A mais longa liga a cidade de Pindamonhangaba por uma estrada de ferro de 47km que percorre a Serra da Mantiqueira a Campos do Jordão. Existem outras opções mais curtas, onde o passeio fica apenas em Campos do Jordão. O trajeto que fiz leva do Capivari até o Portal da cidade e dura mais ou menos 1h(ida e volta) e é feito nesse simpático bondinho ai da foto. Durante o passeio uma funcionária conta um pouco da história da estrada de ferro e do desenvolvimento da cidade. Há também o roteiro feito na Maria Fumaça, mas este é o mais curto e com o menor número de saídas por dia. Os passeios saem da estação Capivari. Confira os horários e não se esqueça de comprar seu bilhete com antecedêcia.

CâmeraMais um passeio que chacoalha bastante mas que rende boas fotos. Preste atenção a explicação da funcionária pois ela da dicas dos principais pontos turísticos da cidade.

MarinaA namorada comenta: Mais um passeio bem bacana que vale a pena, é divertido!

Horto Florestal

Horto Florestal

Cachoeiras, flores, árvores e muito mais!

Se você foi a Campos do Jordão para ter um contato maior com a natureza, não pode deixar de visitar o Parque Estadual de Campos do Jordão, ou Horto Florestal como também é conhecido. Criado em 1941, o Horto possui uma área preservada de 9,3 mil hectares (grande bagarai), com cachoeiras, árvores, viveiro de plantas, mais árvores, pequenos animais (pássaros e esquilos por exemplo), outras árvores e muito mais. Lá você encontra várias trilhas, que variam em tamanho e nível de dificuldade, uma área para a prática de arborismo e até um playground todo feito de madeira.

O horto fica a 13 km do Capivari, por isso para chegar lá você terá que ir de carro ou com o ônibus municipal que leva até o local de hora em hora. Se você tiver muita coragem poderá fazer esse trajeto de bicicleta(eu fiz uma vez e recomendo).

CâmeraDeixe sua câmera sempre preparada pois a chance de encontrar um esquilo ou pássaro diferente é bem grande, além disso as árvores, flores e cachoeiras estão ali pedindo para serem fotografadas.

MarinaA namorada comenta: Taí um lugar que dá pra ficar o dia inteiro, ou até voltar mais vezes, porque é enorme. Um lugar lindo pra passear e andar bastante.

Outros

Se eu fosse comentar todos os pontos turísticos da cidade eu ficaria até amanhã escrevendo e antes disso vocês já teriam parado de ler, por isso deixo aqui uma pequena lista com outras opções de passeios bem legais:

• Ducha de Prata

• Auditório Cláudio Santoro

• Museu Felícia Leirner

• Gruta dos Crioulos

• Belvedere (Vista Chinesa)

Vida Noturna

Boa parte dos maiores barzinhos e restaurantes de Campos do Jordão contam com música ao vivo. Aqui vale a pena destacar o Safari, por ser um dos que tem melhor localização e por sempre receber bons cantores e bandas. Mas se você está afim de uma boa balada, prepare-se para encontrar um público mais jovem do que se vê nas casas noturnas de São Paulo, por exemplo. Durante o Festival de Inverno, várias casas noturnas conhecidas em parceria com emissoras de rádios e empresas abrem “filiais” na cidade. Sirena, Lotus e Pucci são algumas delas.

ChocolatesChocolates Araucária

Atenção #GordinhosSafados, Campos do Jordão é um prato cheio para quem gosta de chocolate. São várias lojas que vendem topo tipo de chocolate que possa imaginar. Com castanha, nozes, avelãs, canela, café, pimenta, menta, leite condensado e muitos outros, além de foundue, petit-gateau, espetos de frutas cobertos de chocolate, chocolate quente, enfim um verdadeiro paraíso calórico. Você também pode conhecer as fábricas dessas delícias já que 3 delas ficam na cidade (Chocolates Araucária, Chocolate Montanhês e Cacau Show).

Uma dica legal para quem quer levar chocolates para a galera que não foi viajar com você, é conhecer as lojas Sabor Chocolate, elas tem chocolates de ótima qualidade e com preços muito bons em relação às outras mais tradicionais como Montanhês e Toco.

MarinaA namorada comenta: As fábricas também oferecem um passeio para conhecer o processo de fabricação dos chocolates, que deve ser super legal.

Por hoje é só pessoal, espero que vocês tenham gostado das dicas e que em breve possam aproveitar um final de semana tão bom (ou até melhor) que o meu(nosso) em Campos Jordão!

comentários
  1. Nadia disse:

    Seu blog está sendo muito útil, parabéns! Não conheço Campos do Jordão, mas já a algum tempo tenho vontade de visitar a cidade, e suas informaçães ajudaram bastante .

  2. Fernanda Santos disse:

    Eu amei suas dicas, já morei lá mas sai de lá ainda mto pequena,não me lembrava mais dos nomes onde ficam os pontos turisticos, irei seguir suas dicas.Estou indo pra lá no dia 28/07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s